This page describes a data management plan written for the São Paulo Research Foundation (fapesp.br) using the DMPTool.
Compatibilização entre aços/concretos inovadores: Uma abordagem interdisciplinar e multiescala
Contributors to this project
- Guilherme Yuuki Koga: Data-curation,Federal University of São Carlos (ufscar.br),https://orcid.org/0000-0003-0792-1139
Project details
- Project Start: January 01, 2023
- Project End: December 31, 2027
- Created: March 17, 2022
- Modified: May 17, 2022
- Ethical issues related to data that this DMP describes? no
Citation
- When citing this DMP use:
Guilherme Yuuki Koga. (2022). "Compatibilização entre aços/concretos inovadores: Uma abordagem interdisciplinar e multiescala" [Data Management Plan]. DMPHub. https://doi.org/10.48321/D10601 -
When connecting to this DMP to related project outputs (such as datasets) use the ID:
https://doi.org/10.48321/D10601
Funding status and sources for this project
- Status:Planned
- Funder:São Paulo Research Foundation (fapesp.br)
- Grant:unspecified
Project description
-
O Projeto Inicial π descrito nesta proposta dedica-se à materiais para construção civil, com o objetivo de promover progressos científicos e tecnológicos integrados com iniciativas de ensino em concretos armados inovadores que sejam duráveis, seguros, sustentáveis e acessíveis. A abordagem multidisciplinar da proposta visa mobilizar e potencializar a interação entre metalurgistas, corrosionistas e engenheiros civis em prol de uma temática em comum.
O aço e o concreto são considerados a “espinha dorsal” da infraestrutura moderna. São materiais estratégicos para a expansão e o desenvolvimento de qualquer sociedade, empregados separadamente ou em sinergia como concreto armado. A concepção do concreto armado foi um marco, já que propicia elementos estruturais com propriedades mecânicas satisfatórias à um preço competitivo. O desenvolvimento tecnológico de países com dimensões continentais e populosos depende necessariamente de infraestrutura durável e acessível, a qual é fortemente dependente de pesquisas e tecnologias em materiais cimentícios e aços. Além de extenso (8.510.295 km²) e populoso (~211 milhões de habitantes), o Brasil possui como principais atividades a construção civil e a siderurgia.
O projeto de pesquisa é de cunho aplicado e inspirado no uso cuja relevância é internacional, porém com forte apelo nas demandas e necessidades brasileiras. Na frente de materiais cimentícios, alternativas de menor pegada de CO2 ao tradicional cimento Portland são o enfoque, tais como os cimentos curados por carbonatação, os cimentos álcali ativados, e os cimentos ternários a base de argila calcinada e calcário. Uma característica crucial de matrizes cimentícias Portland é sua capacidade de prover uma solução de poro capaz de induzir a passivação espontânea e efetiva de armaduras de aço carbono, e de mantê-las protegidas graças a cobertura de concreto, a qual assegura a vida útil projetada. Sabe-se que a solução de poro de novas matrizes cimentícias são mais corrosivas às armaduras tradicionais, sendo a passivação espontânea e efetiva do aço questionável. Portanto, na frente de armaduras inovadoras, o intuito é desenvolver aços inoxidáveis lean com propriedades mecânicas e eletroquímicas balanceadas a um preço competitivo, que sejam compatíveis com as matrizes cimentícias atuais mais sustentáveis. A missão é compatibilizar armaduras e matrizes cimentícias inovadoras através de um estudo holístico compreendendo diferentes ângulos: i) caracterização completa das matrizes cimentícias iniciais, e a evolução de fase, microestrutura e solução de poro ao longo da hidratação e exposição à ambientes agressivos [carbonatação e cloretos], ii) concepção, produção e caracterização de novas armaduras que sejam intermediárias entre as existentes em aço carbono e inoxidáveis, iii) capacidade intrínseca de passivação das novas armaduras em matrizes cimentícias inovadoras, iv) testes laboratoriais acelerados de durabilidade face a corrosão induzida por cloretos e carbonatação de matrizes cimentícias de menor pegada de CO2 reforçadas por armaduras inoxidáveis lean, e v) exposição de corpos de prova em região costeira e urbana para migração natural de cloretos e carbonatação, seguido de avaliação de desempenho.
Buscar-se-á conciliar Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia, Inovação e Aplicação, todas interligadas, sempre com enfoque na formação e capacitação de alunos de graduação e de pós-graduação, além de transbordar o conhecimento e tecnologia para profissionais já inseridos no mercado de trabalho.
Planned outputs
Dataset for: Compatibilização entre aços/concretos inovadores: Uma abordagem interdisciplinar e multiescala
- Format:Dataset